quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A AUTO-ESTIMA E APRENDIZAGEM


Deparamo-nos hoje com pessoas cada vez mais difíceis de trabalhar em conjunto, pois são pessoas que apresentam dificuldades de se relacionar e comunicarem-se uns com outros. Este estado de empatia é provocado pela falta de confiança depositada sobre ela em si mesmo, as pessoas vivem a cada dia mais desconfiado, porque acabam não confiando em si mesma.
As pessoas necessitam de serem incluídas em todos os ambientes em que ela convive, pois através do acolhimento e afetividade,no local onde elas estão inseridas é que ela vai melhor desenvolver, pois sente que lá é valorizada e respeitada e aí desenvolve sua autoconfiança.
È necessário que as escolas comecem a desenvolver um clima de acolhimento e afetividade, de acordo com Moran em seu texto afetividade e auto-estima na relação pedagógica que você pode ver na íntegra no endereço http://moran10blogspot.com/ a afetividade é um componente básico do conhecimento e está intimamente ligado ao sensorial e ao intuitivo, pois detectamos alunos que apresentam um baixo rendimento escolar associado a sua baixa auto-estima.
A escola é um local propício para desenvolver a formação intelectual e comportamental da criança, jovem e adolescente, pois é lá que se desenvolve o potencial de cada um.
A autoconfiança que a criança desenvolve também podem ser influenciadas pela motivação. Quanto mais a criança espera de si e quanto mais acha que os outros esperam dela, maiores serão seus motivos para atingir um objetivo.
O sentimento de insucesso surgido em sala de aula afeta muito a vida do aluno. Ele não é popular entre os colegas e acaba excluído do grupo. Em casa a situação pode até se agravar, pois a cobrança dos pais faz com que ele se torne cada vez mais amargurada por não conseguir atender as expectativas dos pais.
O fracasso escolar é um dos fatores que mais prejudicam a auto-estima. O aspecto da auto-estima relaciona-se com as ações que a escola, o professor, e a família tratam o aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem. É possível compreender que a auto-estima é um fator muito relevante para a saúde psicológica do ser humano, pois ela propicia que o aluno saiba gostar e valorizar a si mesmo, para que possa valorizar as outras coisas, o mundo em geral.
É fator importante não só aos alunos, crianças ou adolescentes, mas também a qualquer indivíduo que viva em meio aos outros, em sociedade, pois necessita valorizar a si mesmo para poder valorizar aos outros.

Nenhum comentário: